A certificação das entidades formadoras é um processo verdadeiramente estruturante para que o futebol português continue a crescer qualitativamente e quantitativamente.
A Federação Portuguesa de Futebol-FPF, as associações distritais e regionais, os clubes, os dirigentes e a YFM são parceiros neste processo que está a fazer uma revolução tranquila na formação desportiva no futebol e no futsal.
A época desportiva 2021/2022 não foi fácil, pois o impacto da COVID 19 foi muito grande, mas independentemente disso, o trabalho efetuado pelos clubes e dirigentes de base local foi absolutamente notável. A dedicação chegou a ser impressionante, com todos a transformar as adversidades em oportunidades.
1160 clubes submeteram a autoavaliação e todos mereceram a atenção devida e receberam relatório final de avaliação para além da visita técnica.
Quando olhamos para o início deste processo facilmente percebemos o impacto positivo que tem na valorização e consolidação no futebol e futsal, masculino e feminino.
Em 2018/2019 foram visitados 754 clubes que comparados com os 1160 da presente época representa um aumento de 406 entidades. Um crescimento impressionante claramente demonstrativo da importância deste processo para o desenvolvimento e crescimento da formação desportiva.
Das 1160 entidades, 743 dizem respeito ao futebol de 11 masculino, 71 do futebol feminino, 301 do futsal masculino e 45 do futsal feminino.
Destaco ainda que 15 clubes alcançaram as 5 estrelas, 90 clubes com 4 estrelas e 353 clubes com 3 estrelas. 184 chegaram às 2 estrelas entre outros resultados.
Parabéns a todos os direta e indiretamente ligados ao processo e estou certo que a próxima época será igualmente de crescimento.
Atrevo-me a dizer que estas boas práticas deviam ser seguidas por outras modalidades desportivas e certamente que a formação desportiva ficava melhor.
Pensem nisso …